terça-feira, 9 de abril de 2013

“CIDADE DE PAZ” COMEÇA A SAIR DO PAPEL E A SE TRANSFORMAR NUMA REALIDADE EM ITABUNA

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, receberá, nos próximos dias, o primeiro relatório do grupo de trabalho criado para conduzir as ações do programa “Cidade de Paz”. O prefeito disse que tem pressa para que o programa, uma das principais propostas de sua campanha, comece a dar resultados. Na última sexta-feira (05), o grupo de trabalho discutiu os principais pontos do programa e definiu qual o papel de cada setor da administração na sua execução.
Dentre as diretrizes, destacam-se a necessidade de articulação com a sociedade, a reestruturação do espaço urbano, além de programas de inserção social voltados para a diminuição da violência entre os jovens. Essas ações visam a convivência pacífica e segura no município.
Dentre os principais projetos apresentados, destacam-se o “Bom de Bola, Melhor na Escola”, o “Programa de Arte e Cultura” (com oficinas nos bairros de dança, capoeira, musicalidade, teatro e esporte), a “Biblioteca Itinerante”, o vídeo-monitoramento nos bairros e a criação do “Observatório da Violência”, em conjunto com as policias Civil e Militar, Vara de Execuções Penais, Ministério Público, Coordenação do Conjunto Penal de Itabuna e instituições como UESC, FTC e UNIME.
O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Roberto José da Silva, coordenador técnico do programa, explicou que o “Cidade de Paz” terá um foco prioritário nas regiões e populações mais vulneráveis à violência, desenvolvendo ações de natureza preventiva, mas abrangerá todo o município, já que o aumento da violência e do tráfico de drogas nos últimos oito anos tem atingido as famílias de Itabuna como um todo.
De acordo com Roberto, a cultura de paz é definida pela UNESCO, como o conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e modos de vida fundados sobre uma série de aspectos como o respeito à vida, princípio de soberania, direitos humanos, igualdade entre homens e mulheres e a liberdade de expressão, além dos esforços desenvolvidos para resolver as necessidades da população. Uma nova reunião do Grupo de Trabalho do Programa Cidade de Paz está marcada para a próxima sexta-feira (12), na sede da FICC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário