segunda-feira, 22 de abril de 2013

Settran confirma esquema com alvarás de táxi ilegais

clodovil
Settran confirma esquema com alvarás de táxi ilegais e está preparando uma farta documentação para envio aos ministérios públicos Estadual e Federal para a abertura de ações criminais contra os participantes do esquema. Tudo começou no recadastramento dos táxis de Itabuna.
A cidade, que comporta 430, tem registrados 678, dos quais cerca de 200 não apareceram até hoje para mostrar a documentação, inclusive antecedentes criminais e certificado do curso de taxista (feito no Sest Senat), e o veículo plotado, com taxímetro aferido e placa vermelha.

“Quem pegou para usar como carro particular não tem como apresentar isso. Para instalar o taxímetro, por exemplo, é a Settran que expede um documento para o Ibametro instalar,” explica o secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, com exclusividade para A Região.

As denúncias feitas há anos pelo jornal vem sendo confirmadas pela Settran, como a venda ilegal de alvarás e o envolvimento de pessoas responsáveis pelo setor nas administrações passadas. “Várias pessoas tem aparecido para confessar a compra e devolver o alvará”.


Segundo Clodovil, conforme chegam à população as informações de que a nova administração optou pela moralidade e está atuando, quem comprou alvará tem medo das consequências e prefere se adiantar, procurando a Settran e abrindo mão da regalia.

Um alvará de táxi traz inúmeros benefícios, como a compra de veículos com isenção de IPI, ICMS, IPVA; financiamento a juros baixíssimos pelo Desembahia, entre outros. Por isso, algumas pessoas compravam o alvará para, com ele, adquirir carros de luxo particulares.

“Existe uma investigação maior, feita pela Secretaria de Crimes Contra o Patrimônio, em Salvador, com dados passados pela prefeitura. O governo estadual inclusive modificou os critérios para obter o financiamento no Desembahia, que hoje são mais rígidos”.
Clodovil confirma denúncia feita por A Região, com documento, sobre pessoas que obtinham o alvará de táxi sem ter carro, que é exigência legal e óbvia. “Ficam dois anos esperando o carro porque este é o prazo de serviço exigido para ter financiamento do Desembahia”.

Existem informações e documentos que mostram sonegação de imposto estadual, federal e ainda o estelionato. Quem pegou um alvará de táxi e usa o carro para fins particulares cometeu crime.

“Se não aproveitou este alvará para obter as vantagens privativas dos taxistas, como o financiamento, vai ter seu alvará suspenso. A lei diz que se, em 90 dias o carro não foi usado na praça, o alvará é cassado”.


O secretário explica que a situação de quem aproveitou os benefícios é outra. “Se ele teve acesso ao financiamento e às isenções, vai responder pelos crimes de evasão de tributos estaduais, como ICMS e IPVA, e federais, como o IPI. Se aluga para terceiros, responderá por fraude e falsidade ideológica”.

Se os 200 que faltam não aparecerem, o alvará será cancelado, por processo administrativo, e o Detran será notificado para que o carro não possa mais ser emplacado como táxi.

“As pessoas que compraram tem indicado todos os envolvidos nos crimes. Contam que compraram com dinheiro vivo ou cheque, quanto pagaram e a quem. Temos documentos que provam tudo isso, mas ainda não conseguimos apreender os carros”.

A Settran está para receber informações do Detran sobre quais foram os veículos emplacados como táxi de 2006 para cá. Estes cadastros sumiram da prefeitura e os que estão sendo resgatados são entregues por servidores da época que guardaram cópias. (A Região)

3 comentários:

  1. e quanto aos alvaras que ja foram dados na atual gestao sem decreto por debaixo do pano para o prefeito nao saber, fala secretario. Sou funcionario concurssado do Settran, estou de olhos bem aberto para voçe e sgto tomaz fernandes

    ResponderExcluir
  2. do inicio do ano de 2012 ate meiado de dezembro de 2012 quem comandava esquema de vendas de alvaras era camila, sonia coopertaxi, cosme da cometa taxi. inclusive venderam 02 alvaras para o IBAMETRO. e so confirmar quem fes a transaçao foi sonia e rico da teletaxi 32121111. estou de olho no senhor dr, clo

    ResponderExcluir
  3. ele ta querendo se aparecer cuidado pra casa nao cair sima de ti na sua gestao que mal começou ja foi pasado us 3 alvaras e vc sabe disso agora quer se fazer de santo

    ResponderExcluir