segunda-feira, 8 de julho de 2013

Zoo de Itapetinga vira caso de polícia

Uma Arara Canindé, de cor azul, foi salva da morte por fiéis do Centro Candomblé Ilê Axé Oxalá, na tarde desse sábado (6) no bairro Vila Isabel, em Itapetinga. 

Segundo informações, um rapaz surgiu no local, procurando o Pai de Santo Claudionor, dizendo que tinha uma Arara para fazer macumba. 

E ofereceu o animal por R$ 100. 

O Pai de Santo informou ao rapaz que não compraria o pássaro, pois não utilizava esse tipo de animal em rituais, além de ser crime, e que o melhor a fazer era devolver o animal para a Matinha (zoológico). 

O rapaz então informou que iria para casa e mataria a ave, e a comeria frita. 

Claudionor ficou assustado, e para salvar o pássaro, correu no centro de Candomblé, fazendo uma “vaquinha” com seus filhos de santo e comprando o animal. 

Logo, ele acionou Tiago Bottino J. Brige do site Itapetinga Agora, informando que queria lhe entregar o pássaro. 
Bottino acionou uma bióloga e o animal foi levado até Matinha. 

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Coordenador do Zoológico da Matinha, Carlos Leôncio, negou que o animal pertencesse ao parque. 

Reiterando ainda que na Matinha não haviam bichos da especie capturada. 

Foi então informado ao Ibama, em Vitória da Conquista, que agendou de receber o animal na manhã de segunda (8). 

Para evitar problemas com a policia, também foi lavrada uma queixa na Delegacia de Policia Civil, informando que o animal se encontrava sob os cuidados de Tiago, em sua residência no bairro Morumbi, com a supervisão da Bióloga.
Na manhã desse domingo (7) o veterinário do Parque Zoológico da Matinha, Robert Lemos, afirmou que a Arara era sim de propriedade do Zoológico e que havia sido roubada do viveiro das Araras, no final da tarde de sábado. 
A Arara foi reconduzida no inicio da tarde do domingo (7) para o seu viveiro, onde ainda resistem 3 animais da mesma espécie -1 vermelha e duas azuis. 

A situação vivida pelo ZOO de Itapetinga tem deixado chocada a população da cidade e tem gerado revolta nos funcionários do Parque. 

Nos últimos protestos realizados por jovens de Itapetinga a Matinha foi uma das cobranças feitas. 

Parece que não tiveram êxito, os animais do Zoológico de Itapetinga tem os seus dias contados. 

Dezenas de animais, como onça, catitus, cobras, jacarés, capivaras, coelhos, araras, tatus, antas e papagaios já foram roubados, maltratados, ou mesmo morreram nos últimos 2 anos. 

E continuam a morrer todos os dias. 

O parque está completamente abandonado, viveiros estão destruídos, animais são comidos por ladrões, roubados e vendidos, maltratados, ou mesmo fogem e morrem de fome pelo mato. 

Festas são realizadas frequentemente no Parque Zoológico, com o consumo de bebidas alcoólicas em bares da localidade e o constante som alto, que estressa e abate ainda mais os animais. 
http://www.itapetingaagora.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário